Do Ford Escape, crossover estrangeiro que sempre serviu de musa para o EcoSport, veio mais do que o estilo. O primo emprestou o novo sistema de tração integral, que não é mais do tipo sob demanda. Isso não quer dizer que o Eco tenha se tornado muito mais valente. É que o novo sistema repassa normalmente um porcentual bem menor de força para as rodas traseiras.
A eletrônica dá uma força. Capaz de fazer até 60 cálculos por segundo e de reenviar o torque para o eixo posterior em 0,1 segundo, a tração integral também pode ser ajustada pelo botão 4WD no painel, que aumenta o repasse de força para trás. Não é o suficiente para dar ao Eco autoestima suficiente para chafurdar no primeiro lamaçal, mas já dá a ele uma dose extra de coragem para brincar na terra.
No teste off-road preparado em Itatiba (SP), a maioria dos obstáculos não meteria muito medo em carros de passeio convencionais. Contudo, em trechos mais enlameados, o sistema 4X4 mostrou o seu valor e permitiu que o Eco seguisse adiante sem atolar. Andando mais forte sobre pisos de baixa aderência, o aventureiro agarrou bem no piso. Ajudam o novo arranjo de suspensão traseira independente e as rodas aro 16 calçadas em pneus 205/60 de uso misto.
O ajuste de suspensão não deixa o carro rolar muito nas curvas, sem, contudo, ser do tipo que massacra os rins dos ocupantes. O ajuste está bem equilibrado entre o conforto de rodagem e a esportividade. Em pisos muito esburacados, o conforto foi quebrado apenas por alguns ruídos parasitas que surgiram na cabine.
O motor é o conhecido 2.0 16V Duratec de 141/147 cv de potência a 6.250 giros e 18,9/19,7 kgfm de torque a 4.250 rotações. Nas trilhas, ele se mostra mais que suficiente para o conjunto. Encara ladeiras em terceira e garante retomadas certeiras. Com quatro passageiros, a coisa muda um pouco de figura. É que o EcoSport 4WD tem peso de 1.404 kg, quase 100 kg a mais que o 2WD, o equivalente a um passageiro mais fornido. Ainda assim, os números indicados pela fábrica são bons: 10,9 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 180 km/h.
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